Pilates na Fibromialgia

Atualizado: 24 de fev. de 2022

A Fibromialgia é uma condição crônica comum envolvendo dor generalizada, sintomas cognitivos, sono não reparador, fadiga e uma série de sintomas somáticos, juntamente com uma redução da qualidade de vida.

A prevalência da fibromialgia nos Estados Unidos, por exemplo, acomete aproximadamente cinco milhões de pessoas. A prevalência é maior entre as mulheres (3,4%) do que em homens (0,5%). No Brasil há uma pequena diferença no total de portadores mulheres (4,4%) do que homens (0,66%), da população diagnosticada.

A atuação com os portadores dessa síndrome precisa ser sempre multidisciplinar e com foco em fazer com que esses pacientes consigam levar uma vida com menos crises de dores. Na Fisioterapia, uma das ferramentas de reabilitação bastante utilizada com esse público é o Método Pilates. Ele tem sido utilizado principalmente por possuir uma natureza individualizada e específica de padrões de movimento, em combinação com uma vasta gama de equipamentos tão versáteis, são o que o torna tão benéfico.

A síndrome da fibromialgia é marcada por complicações no

sistema nervoso central, sistemas musculoesqueléticos e neuroendócrinos. As

queixas principais dos portadores de fibromialgia são as dores musculares e articulares crônicas difusas, sintomas depressivos, sono não relaxante, dor de cabeça, fadiga crônica e falta de concentração, além de causar um período menstrual muito doloroso. Essas dores acometem 18 áreas localizadas, na parte inferior e superior da cintura, coluna vertebral e membros, com duração da dor crônica passando de três meses.

O Pilates, por ter uma abordagem integral abordando o indivíduo suas esferas: psicológica, física, cognitiva, emocional e racional, acaba sendo o Método de exercícios mais indicado á esse público.Além do que indivíduos que sofrem de fibromialgia tendem a temer qualquer exercício, acreditando que sua prática irá fazer a sua dor piorar. No entanto, pesquisas atuais sobre fibromialgia e exercícios demonstram que o exercício de baixo impacto pode ser feito sem aumentar a dor.

Infelizmente uma boa parte das mulheres com fibromialgia são menos ativas fisicamente do que as mulheres saudáveis de mesma idade. Embora o exercício seja recomendado, os sintomas, muitas vezes, tornam difícil para os portadores desta síndrome, de os realizarem de forma consistente o suficiente para obter benefícios.

O Método Pilates atua para favorecer nos casos de fibromialgia, visto que o

fortalecimento e alongamento muscular aparecem evidentemente a todo o instante

nos exercícios de forma holística, sem movimentos bruscos e progressivos, sempre

prezando a fisiologia muscular e biomecânica articular. Por meio de condicionamento dos programas de exercícios de Pilates para cada caso de

fibromialgia, é notável o alívio da dor, a restauração da amplitude de movimento, flexibilidade, melhorando também a capacidade de concentração e execução das atividades da vida diária, que em muitos casos ficam limitadas pela patologia

Além disso, a prática destes exercícios oferece um ambiente mais sereno, favorecendo a conexão da mente com o corpo, em conjunto com técnicas de

respiração, movimentos fluidos e centralizados, promovendo o relaxamento e diminuindo a tensão muscular. Ao estimular a liberação de hormônios e

neurotransmissores o individuo experimenta uma sensação de vitalidade e boa disposição ao término de uma aula de pilates, e ainda observa melhoras no sono.

Portanto, eleva-se a probabilidade de diminuição da dosagem dos medicamentos.

Foi realizado um estudo com 49

mulheres com fibromialgia (de idade entre 24-63 anos) onde foram observados os efeitos do treinamento de Pilates na melhora da dor em pacientes com Fibromialgia. Foi empregado a Escala Analógica Visual de Dor e o Questionário de Impacto de Fibromialgia . O grupo das pacientes com Fibromialgia demonstraram melhores indicativos comparados com um grupo controle que realizaram relaxamento em casa e exercícios de alongamento.

Por causa da natureza individualizada deste transtorno, muitas vezes é difícil projetar um programa para um paciente com "tantas variáveis". Este é, de fato, o motivo pelo qual o Método Pilates é tão apropriado para essa população.

Fonte:

CRUZ, Gracielle Lima da et al. Benefícios do método pilates nos sintomas da fibromialgia. REVISTA FAIPE, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 49-59, ago. 2018. ISSN 2179-9660. Disponível em: <https://revistafaipe.com.br/index.php/RFAIPE/article/view/99