top of page

Exercícios e Gestação

Essa é uma. das fases mais especiais para as mulheres, e muitas sonharam com esse momento. E como desfrutar da melhor maneira possível com saúde, disposição e vitalidade?



A orientação para a realização de exercícios físicos durante a gestação é estimulada e indicada pelo American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) desde a década de 1990. Porém, somente em 2002 essa prática foi reconhecida como segura e indicada para todas gestantes saudáveis. No Brasil, as informações sobre o sedentarismo durante a gravidez são alarmantes: apenas 4,7% das mulheres grávidas são ativas durante toda a gravidez e 12,9% das mulheres relataram alguma atividade física durante a gestação.


A melhora da qualidade de vida da mulher deve ser o foco das intervenções, que devem abordar, além do controle do peso, as posturais, o estresse, a diminuição do risco de depressão puerperal, a maior autonomia no trabalho de parto, além de um futuro a curto e longo prazos com melhor qualidade de vida. As grávidas saudáveis devem ser encorajadas a realizar exercícios de intensidade leve a moderada, 3 a 5 vezes por semana, durante 30 minutos ou mais, e o Pilates está enquadrado nesses exercícios.

Como benefício á nível metabólico está o controle dos níveis glicêmicos . Sabe - se que o exercício físico atua protegendo o corpo contra o desenvolvimento de diabetes do tipo 2 principalmente em gestantes com sobrepeso ou obesidade por atuar no controle glicêmico através da diminuição da resistência periférica à insulina. A eficácia e a segurança do exercício físico em gestantes com sobrepeso e obesidade foi avaliada em um ensaio clínico nacional, que incluiu 82 gestantes, das quais metade realizou exercícios físicos supervisionados e recebeu orientação de exercícios domiciliares. As gestantes com excesso de peso que se exercitavam ganharam, de um modo geral, menos peso durante toda a gestação.

A melhora da saúde materna é reconhecidamente um investimento não somente na saúde da gestante e seu concepto, mas também na saúde da mulher a longo prazo, pois complicações ocorridas na gestação podem se associar com morbidades futuras, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Nesse contexto, os exercícios são uma das formas de melhorar a qualidade de vida e a saúde materna, além de ajudar no controle do ganho peso gestacional e no retorno ao peso no puerpério.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page