Muitas das pessoas quando vem a procura dos serviços de Pilates/Fisioterapia tem algumas falsas idéias. Quando elas chegam ao setor para justificar os problemas da coluna relatam que "com o tempo as coisas vão ficando gastas mesmo, paciência!", outros que acham que todos os problemas na coluna iniciaram junto com a dor ou com os "travamentos" da coluna há alguns dias atrás, e a grande maioria não sabem ou desconhecem o que é a coluna e qual a sua função em nosso corpo.
A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais. Ela acaba sendo muito conhecida quando o indivíduo infelizmente sente dores e vai ao ortopedista. Ao fazer os exames de imagem se deparam com muitos "palavrões" como Espondiloartrose, Osteófitose, Desidratação discal difusa, Sinal de Modic, degeneração discal, Liposubstituição na musculatura... e acabam se sentindo alvo de pragas do deserto, da sogra, do vizinho que brigou há um tempo, além de acharem que não tem solução pra tanta coisa ruim.
O que eu digo pra você é: CALMA! Seu caso não está perdido! O que levou a toda essa confusão acima foram anos e anos de sedentarismo.
Ao lado, na frente e atrás da coluna existem pequenos músculos que sustentam todas as vértebras, além de outros grupos musculares que ajudam no alinhamento da coluna e que “aparentemente” não estão diretamente ligados á ela.
Imagine que a nossa coluna é uma ponte que é sustentada por fios muitos fortes. E com o passar dos anos não há qualquer manutenção. Aos poucos alguns fios vão se laceando, outros vão soltando e os poucos que sobram tentam dar conta daqueles que já se foram.
Um dos sinais de que tudo isso está acontecendo são dificuldades em realizar alguns movimentos como pegar um objeto do chão, sentir que a coluna anda meio “travada” e algumas dores isoladas que você vai lá, toma remédio e acha que “passou”.
Mas o processo de má conservação continua lá, ele não foi estacionado pelo medicamento.
Aí determinado dia você simplesmente “trava de vez” e sente uma dor insuportável, e vai ao médico, faz exames de imagem e vê toda a destruição citada acima.
O processo de manutenção, que no caso do corpo humano são os exercícios, são fundamentais para se ter uma qualidade de vida e fazer com que todos esses eventos sejam retardados ou apareçam numa escala muito menor.
Com que frequência você faz a “manutenção” no seu corpo?
Comments