Acupuntura: uma grande aliada no Tratamento da Fibromialgia.

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa generalizada e crônica. É caracterizada por dores musculares difusas, presença de pontos dolorosos específicos e, frequentemente, é acompanhada de distúrbios do sono, fadiga e cefaleia crônica, rigidez matinal de curta duração, parestesia, sensação de edema (inchaço), estados depressivos, ansiedade e distúrbios intestinais, como a síndrome do cólon irritável.

Devido a incapacidade funcional resultante dos sintomas de dor e fadiga, essa patologia tem grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.

Nos EUA e na Europa a prevalência é de até 5% da população e ultrapassou 10% dos atendimentos em clínicas reumatológicas. No Brasil, ocorre em até 2,5%, em especial em mulheres entre 35 e 44 anos.

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa a fibromialgia se manifesta por padrões de deficiência e excesso, em geral combinando esses padrões, podendo comprometer a pele, os músculos e, em casos agudos, os meridianos e, nos crônicos, os tendões, músculos, órgãos e as emoções. Ela é considerada uma Síndrome de obstrução dolorosa, significando obstrução do fluxo de Qi (energia vital) e Xue (Sangue) nos órgãos, Canais de Conexão-luo (“rede” de canais superficiais que fluem em todas as direções) e Canais Musculares ou Tendinomusculares (Jing- Jin – localizados entre tendões, músculos, articulações e pele).

A MTC vê nessa obstrução a causa da dor. Quando o fluxo de Qi e Sangue nos órgãos e canais são bloqueados, a dor se manifesta. A fibromialgia também pode ser gerada pelo estresse emocional prolongado, raiva, culpa, vergonha, medo, preocupação, tristeza ou pesar levam à estagnação de Qi, gerando tensão muscular que compromete os músculos dos ombros e pescoço, contribuindo para a dor muscular da fibromialgia.

Outros fatores que , de acordo com a MTC desencadeiam a Sd Fibromiálgica são dieta irregular, pois o consumo excessivo de gordura, frituras, laticínios e doces, comer tarde da noite, pular refeições, etc. afetam o Baço (Pi) gerando mais Umidade (fator patogênico principal da fibromialgia). O trabalho físico excessivo provoca deficiência do Baço (Pi), Rim (Shen) e Fígado (Gan), resultando em cansaço e problemas digestivos, vontade de deitar, sensação de frio, membros frios, dor na região dorsal inferior, formigamento dos membros, tontura, tinidos, menstruação escassa, entre outros sintomas.

Os sintomas causados pelas dores, fadigas e depressão são tão agudos que muitas vezes impedem o doente de desempenhar as atividades profissionais e sociais, devido à dificuldade na realização das tarefas motoras e cognitivas. A limitação das ações deste doente gera um impacto diretamente no cotidiano, causando um isolamento social que tende a piorar devido a cronicidade da doença. A qualidade de vida de pessoas que apresentam fibromialgia é muito ruim, o que acarreta em um aumento do quadro de depressão, em que a indeterminada causa desta doença e cura aumenta os sentimentos de vulnerabilidade e desamparo.

A dor na FM pode ser percebida de diversas formas e modificada pela condição emocional. Esses pacientes apresentam Hiperalgesia ( aumento de estímulos dolorosos nos tecidos sendo considerada uma síndrome multifatorial) e/ou alodínia (é uma dor provocada por estímulos que normalmente não gerariam dor ) possivelmente pela amplificação da dor central ou neuropática.

A acupuntura produz efeito analgésico central, particularmente sobre o tálamo, que tem um papel importante no processamento da informação sensitiva. Além disso, libera endorfinas no cérebro que pertencem ao grupo dos opioides que integram o mecanismo natural de supressão da dor. Ela pode ter efeito nos neuromediadores, como serotonina e substância P, o que pode explicar efeitos benéficos que existem em pacientes com Fibromialgia. Adicionalmente, foi identificado que os efeitos imediatos e de longo prazo não se limitam a redução da dor, mas também reduzem os sintomas como insônia e depressão, além de melhorar o bem-estar dos pacientes. Estudos revelam que a acupuntura foi mais eficaz e com menos efeitos adversos que fármacos comumente utilizados para o tratamento da FM, como a pregabalina e a duloxetina, e que o efeito benéfico persistiu por até um ano.

Fonte:https://abacocba.com.br/fibromialgia/#:~:text=A%20fibromialgia%2C%20na%20vi%C3%A3o%20da,Canais%20Musculares%20ou%20Tendinomusculares%20(Jing)

COSTA , Fernando de Souza et al Acupuntura no tratamento da fibromialgia: Revisão de literatura . Visão Universitária (2017) v.1(n1.):p28-41.

PEREIRA, Heloísa Salvador dos Santos et al. Efeitos da acupuntura na fibromialgia: revisão integrativa BrJP. São Paulo, 2021 jan-mar;4(1):68-71 .